domingo, 8 de junho de 2008

Euro 2008- Portugal vence Turquia



Portugal bate Turquia

A selecção nacional entrou com o pé direito no campeonato europeu 2008 ao vencer a Turquia por 2-0.
A equipa comandada por Felipe Scolari entrou em campo disposta a controlar o jogo e a resolvê-lo cedo com golos. Num estádio com lotação de 29,160 espectadores, a selecção da Turquia entrou apática ficando-se pela sua área defensiva. De acordo com Scolari essa é uma táctica utiliza pela equipa turca para adormecer os adversários. Com a lição bem estudada o meio campo português controlou o jogo alimentando o ataque com passes longos de desmarcação.
Portugal não marcou na primeira parte mas viu um golo anulado a Pepe por fora de jogo após cruzamento de Deco. Com 63% de posse de bola para Portugal as oportunidades iam sendo desperdiçadas e o pior temia-se. A Turquia limitava-se a fazer rápidos contra-ataques mas sem eficácia.
Deco e Moutinho, sempre em grande plano, iam mantendo a posse de bola para Portugal mas os atacantes não concretizavam em golos. Cristiano Ronaldo ainda rematou ao poste após a concretização de um livre directo mas o resultado manteve-se nulo.
Nas bancadas as claques proporcionaram um bonito espectáculo apoiando entusiasticamente as suas equipas.
A primeira parte terminou morna e sem golos com as equipas a encaixarem-se tacticamente. Scolari manteve o onze para a segunda parte e Portugal entrou como começou, com muita pressão a meio campo, com inúmeros roubos de bola e passes rápidos para os avançados.
Nuno Gomes rematou ao poste numa jogada em que Simão sofre falta, com o árbitro a dar a lei da vantagem. Nuno Gomes não marca mas entra na jogada do primeiro golo aos 61 minutos. Pepe pega no jogo a meio campo e numa triangulação com Nuno Gomes encontra-se frente a frente com o guarda redes Volkan Demirel rematando para o fundo das redes.
Portugal ganhava a tranquilidade necessária e com o golo geriu o resultado. A equipa turca apostou tudo no ataque mas esbarrava na eficácia da linha defensiva portuguesa.Nuno Gomes antes de ser substituído ainda mandou uma bola à trave após centro de Cristiano Ronaldo.
No cair do pano, e já sem Nuno Gomes e Deco em campo, Portugal dá o golpe de misericórdia à equipa turca. Num rápido contra ataque iniciado por Cristiano Ronaldo na esquerda, e com os turcos balanceados na área ofensiva portuguesa, Moutinho surge no meio, rodopia a última muralha turca e passa para Raúl Meireles que isolado só tem que fintar o guarda redes e matar o jogo. Um momneto de maestria de Moutinho.
Na conferência de imprensa, Pepe afirmou que este foi um dos momentos mais importantes na sua carreira e que o resultado foi bastante importante para a equipa.
Scolari afirmou que a Turquia se colocou em campo da forma que Portugal tinha previsto, dando a ilusão ao adversário que dominava para o adormecer para depois desferir ataques em jogadas rápidas. “Quando a equipa se apresenta com dinamismo e espírito de união os resultados aparecem” referiu.
“Já conseguimos 50 % para a qualificação agora precisamos de preparar os jogadores fisicamente para o próximo jogo contra uma equipa que vem de outra escola de futebol”, advertiu o seleccionador Felipe Scolari.
Portugal é líder do Grupo A com 3 pontos, os mesmos da República Checa, mas mais um golo do que o seu próximo adversário.

Sem comentários: